segunda-feira, 30 de julho de 2012

SOPAS



A sopa, dependendo da sua composição, pode fornecer uma enorme variedade de nutrientes com benefícios para a nossa saúde.

Uma sopa rica em legumes representa um prato que, geralmente, apresenta um baixo valor calórico, sendo, por outro lado, muito rico em vitaminas, minerais, fibra alimentar, antioxidantes e água. Estes nutrientes são fundamentais para o bom funcionamento diário do nosso organismo.

As vitaminas e minerais também são essenciais pois entram na composição de várias estruturas como órgãos, músculos, ossos e sangue. A fibra alimentar apresenta diferentes papéis ao nível do aparelho digestivo, com implicações desde a mastigação, passando pelo tempo de digestão e pelo fornecimento de substrato que permite às bactérias do nosso intestino um funcionamento saudável. Os antioxidantes funcionam como protectores porque limitam o papel carcinogénico de algumas substâncias.

A sopa contribui de forma significativa para a satisfação das nossas necessidades diárias de água. Se a sopa for mais rica em outros alimentos poderá também fornecer-nos outros nutrientes. Uma sopa com maiores quantidades de batata ou leguminosas pode fornecer maior quantidade de energia, verificando-se o mesmo com a gordura. Além disso, também podemos ter sopas enriquecidas com carne, peixe, ovo ou queijo, alimentos estes que aumentam o seu conteúdo em proteínas, transformando-se a sopa num prato principal.

A receita de hoje é: SOPA DE ESPINAFRE LIGHT

1 porção = 1 prato fundo (260g)
número de porções = 4

Valor nutricional e calórico por porção

calorias = 54 kcal

carboidratos = 7.61 g

proteínas = 3.74 g

lipídios = 1.45 g

Ingredientes


- 1 tablete e meio de caldo de galinha
- 4 xícaras (chá) de água
- 1 maço de espinafre, somente as folhas
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de leite desnatado
- noz-moscada ralada a gosto

Modo de Preparo


Dissolva o caldo de galinha na água. Cozinhe o espinafre nesse caldo, até ficar macio. Retire do fogo, escorra e reserve o caldo. Pique o espinafre bem miúdo e junte novamente ao caldo. Retorne ao fogo. Adicione a farinha dissolvida no leite, mexendo sempre, até engrossar. Junte a noz-moscada e cozinhe em fogo brando por 5 minutos.



Patrícia van Enck Meira