segunda-feira, 29 de outubro de 2012


A ALIMENTAÇÃO EM FAVOR DO BOM HUMOR!!!


Tem dias em que você fica extremamente irritado e comer um chocolate, ou um docinho te deixam melhor?
Isso pode acontecer pela baixa produção de serotonina!

Depressão, ansiedade,  mau humor, entre outras alterações no sistema nervoso central podem acarretar o ganho de peso, justamente por essa vontade de comer doces ou compulsão por outros alimentos. 

Pessoas depressivas, muito ansiosas, mal humoradas,  tem baixa produção de serotonina, algumas mulheres, principalmente no período menstrual também tem baixa síntese de serotonina.

A serotonina é um neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar, ela é derivada de um aminoácido essencial, o triptofano. É chamado de essencial porque o nosso corpo não produz, então, precisamos obter esse nutriente através da alimentação.

Essa baixa produção de serotonina pode gerar compulsão alimentar, e por isso acontece o ganho de peso.

A alteração no metabolismo da serotonina pode afetar o comportamento alimentar, favorecendo o apetite e a vontade por doces e outros carbodratos, com possível ganho de peso.

A modulação da serotonina pode ser feita através da alimentação, ingerindo alimentos fonte de triptofano, como por exemplo: abacaxi, banana, kiwi, ameixa, lentilha, feijão, tomate, ovo  e oleaginosas.

Outros alimentos que exercem uma melhor ação sobre o aumento de triptofano cerebral são os carboidratos de baixo índice glicêmico como: arroz integral, farelo de aveia, quinua, amaranto).

O chocolate amargo também  ajuda na produção da serotonina, pois é fonte de magnésio e substâncias que modulam a síntese de triptofano.

Alguns fitoterápicos também são usados em casos de depressão, compulsão alimentar,  como por exemplo: griffonia simplicifolia, rhodiola rosea, camellia sinensis. Estes sempre prescritos por profissional nutricionista ou médico.

Além desses alimentos, ter uma alimentação saudável,  um bom funcionamento do intestino também é muito importante, pois existem outras vitaminas e minerais envolvidos nesse processo de modulação de serotonina.




Coma bem e viva bem!



Nutricionista
Brunna Reis
CRN 26608

terça-feira, 23 de outubro de 2012

CONTROLE O COLESTEROL ATRAVÉS DA ALIMENTAÇÃO.....




O colesterol é um tipo de gordura da classe dos esteróides. O colesterol não é uma substância ruim, pois nós precisamos dessa gordura para que haja produção de hormônios esteróides (hormônios masculinos, femininos, do córtex e da supra-renal), o colesterol também é precursor dos sais biliares e é componente das nossas membranas plasmáticas.
O problema é o excesso de colesterol!!!
O colesterol em excesso, chamado de hipercolesterolemia é uma desregulação metabólica que pode levar a pessoa a ter um infarto ou um AVC.
70% do colesterol que temos no nosso organismo e sintetizado pelo figado (é o colesterol endógeno), os outros 30% vem da dieta (é o colesterol exógeno).
É possível ter melhora nesse perfil através da dieta!
O básico, todos já sabem, é excluir as frituras da alimentação, controlar o excesso de alimentos gordurosos e os industrializados (devido a presença da gordura trans)!
Alguns alimentos são capazes de ajudar no tratamento da  hipercolesterolemia, inclua-os em sua alimentação:
Cereais integrais (são fonte de fibras, diminuem a absorção de colesterol), aveia (contém fibras betaglucanas), farelo de arroz, linhaça, azeite extra-virgem (evita a oxidação do LDL – colesterol ruim e aumenta o HDL- colestrol bom), soja, alho, açaí, abacate (contém fitosterois, tocoferois, e outras substâncias que atuam no colesterol), frutas vermelhas (fonte de resveratrol).

Atualmente a alimentação dos brasileiros é uma alimentação inflamatória, tem um desequilibrio enorme entre os ômegas 3 e 6, o consumo dos ômegas 6 é bem maior em relação ao consumo de ômegas 3, então devemos tentar equilibrar consumindo os alimentos fonte de ômega 3 como a linhaça, semente de chia, peixes como sardinha, salmão, arenque. Esse desbalanço entre essas gorduras agrava as doenças pré existentes e aumenta o rsico de desenvolvimento de outras.
A hipercolesterolemia é uma alteração silenciosa e assintomática, então, a pessoa pode estar com as taxas de colesterol elevada e nem saber!
Por isso consulte sempre seu médico, adeque sua alimentação com o nutricionista e tenha sempre o apoio do educador físico!

Com uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos é possível evitar doenças!

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Semente de chia

SEMENTE DE CHIA: para o coração, cérebro, emagrecimento e saúde!


A chia é uma semente  riquíssima em ômega 3, por isso é um alimento para o coração e para o cérebro.  Além disso também é rica em ômega 6, antioxidantes, cálcio, ferro, fósforo, selênio, potássio e magnésio. Também é fonte de fibras e proteínas, apresentando todos os aminoácidos essenciais.
O ômega 3 é um tipo de gordura poli-insaturada  muito importante para a prevenção de doenças cardiovasculares, estados depressivos e diminuição das taxas de triglicerídeos no sangue. 
Um dos diferenciais da semente de chia é que ela apresenta um balanço adequado entre as gorduras ômega 3 e 6, por isso tem um ótimo potencial anti-inflamatório.   Outra vantagem da semente é a presença de fibras solúveis e insolúveis, sua atuação no estômago, parecido com as mucilagens, que promove uma conversão mais lenta de carboidratos em açúcar, auxiliando no controle da glicemia sanguínea. E o emagrecimento está relacionado com a sensação de saciedade que essas fibras proporcionam e ao seu efeito anti-inflamatório.
 As sementes de chia estão, portanto, entre os alimentos capazes de colaborar para melhora da adequação do consumo de gorduras de boa qualidade.  Essas sementes podem ser incluídas na dieta de diversas maneiras: salpicadas em saladas; adicionadas a mix de sementes e cereais, para serem consumidas com iogurte, frutas, sucos; podem ainda entrar nas composições de pães, bolos, tortas. 


Brunna Reis
Nutricionista funcional- CRN 26608
Dietas delivery
Tel: (11) 3333-1400


E-mail