terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Vitamina D






A vitamina D é um vitamina muito importante para a nossa saúde.
É muito difícil conseguirmos obter a vitamina D através da alimentação, mas produzimos essa vitamina facilmente quando estamos em exposição ao sol (sem protetor solar).
A vitamina D em excesso pode ser tóxica, podendo resultar em hipercalcemia, o que causa depósito de cálcio em todos os tecidos moles como: rins, artérias, coração, ouvido e pulmões. Os sinais de toxicidade de vitamina D incluem: enxaqueca, fraqueza, náusea, vômitos e constipação.
A exposição à luz solar não gera a produção excessiva de vitamina D em seu corpo, porque ele se auto-regula e produz apenas a quantidade que necessita.
Após poucos minutos  de exposição solar excede facilmente as fontes alimentares.
A vitamina D exerce um importante papel hormonal.
A vitamina D atua no metabolismo do cálcio, estimula a absorção de cálcio, diminui a secreção de PTH,  tem influência na função muscular e na secreção de insulina.
Como a síntese de vitamina D é dependente da exposição solar, países mais frios e com menor período de verão apresentam maior prevalência de sua deficiência.
A deficiência crônica de vitamina D não pode ser revertida rapidamente. São necessários meses de suplementação de vitamina D e de exposição à luz solar. A osteoporose é geralmente causada por falta de vitamina D que provoca deficiência na absorção de cálcio. A deficiência de vitamina D na infância causa o raquitismo, falta de calcificação dos ossos, pode agravar o diabetes tipo 2 e  e prejudicar a produção de insulina pelo pâncreas.
A vitamina D é utilizada no tratamento da psoríase, uma doença inflamatória crônica da pele
Fontes alimentares: A vitamina D não está presente em quantidade suficientes em muitos alimentos. Aparece em quantidades bem variadas na manteiga, nata, gema de ovo e fígado. O óleo de fígado de bacalhau também é uma ótima fonte dessa vitamina
A vitamina D evita a depressão, osteoporose, câncer da próstata, câncer da mama e, até mesmo efeitos do diabetes e obesidade. 

Se você está com deficiência dessa vitamina, converse com seu médico e com seu nutricionista.