Emagrecimento no inverno:
Você sente mais fome no frio??? Isso é normal! Acontece porque o metabolismo fica mais acelerado.
Como a temperatura fica abaixa, o organismo tem que trabalhar para manter a temperatura corpórea normal, isso faz com que o corpo gaste muita energia.
E para que essa energia gasta seja resposta o corpo pede por alimentos, que na maioria das vezes são os mais calóricos e que trazem mais saciedade como cremes, chocolate, tortas, sopas acompanhada de pães, etc.
Precisamos aproveitar essa época do ano em que o metabolismo trabalha mais para perder peso, porém não é isso que acontece com a maioria das pessoas.
Como o apetite por alimentos calóricos aumenta e a prática de exercícios físicos diminui, acontece o ganho de peso.
As pessoas não tem pique para ir até a academia se exercitar ou caminhar e correr no parque devido as baixas temperaturas, acabam ficando em casa para se sentirem aquecidas e acabam tendo um aumento na ingesta calórica por ficarem em casa.
Muitos tem o argumento do frio para justificar o ganho de peso e “fugirem” da dieta.
Mas se as pessoas tiverem consciência da importância de uma alimentação adequada e saudável elas terão o inverno como um facilitador para o emagrecimento, pois o metabolismo está em constante trabalho, gastando energia. Por isso é importante manter uma alimentação saudável e equilibrada e a prática de exercícios físicos também no inverno.
Dicas para manter a alimentação saudável no frio:
Em 1º lugar é ter consciência da importância da alimentação saudável e não utilizar o frio como desculpa para o abuso alimentar e para o ganho de peso e sim aproveitar essa época para reduzir alguns quilinhos.
Algumas dicas importantes são:
- Comer a cada 3 horas, isso faz com que a pessoa sinta mais saciedade e não abuse tanto nas porções.
- Adicionar nas refeições ervas e especiarias como: alecrim, páprica, gengibre, pimenta-do-reino, são
alimentos com baixa caloria e favorecem a sensação de calor.
- Evite passar frio, mantenha-se bem aquecido,pois o frio aumenta muito a fome!
- No frio, algumas pessoas não gostam de consumir saladas cruas, então podemos fazer esses vegetais folhosos aquecidos, refogados, trará mais saciedade e mais prazer na alimentação.
-Fazer frutas cozidas: maçã, banana, pêras cozida com canela. Além de ser uma opção de sobremesa menos calóricas, teremos os benefícios das vitaminas, minerais e fibras das frutas e o benefício da canela. A canela é um alimento termogênico, acelera o metabolismo e também tem o poder de reduzir os níveis glicemicos do sangue, fazendo com que a pessoa não tenha vontade de comer doces, pães e outros carboidratos.
- Consumir sempre o carboidratos na forma integral, pois eles contém fibras que ajudam no controle da glicose sanguínea, o que já ajuda no emagrecimento e na redução da compulsão por outros carboidratos (muito comum nessa época do ano), dão mais saciedade, isso faz com que reduza a ingestão de outros alimentos.
- Consumir sopas de legumes (com variedade de vegetais e legumes cozidos), isso faz com que mantenha o corpo aquecido. Adicionar cenoura para que dê uma consistência mais grossa e traga saciedade.
- Evitar sopas e caldos cremosos, com adição de leite, creme de leite, queijos variados.
- Evitar os adicionais quando for consumir sopas (pães, tortas, croissants, queijos variados).
- Usar e abusar de chá de frutas e folhas como morango, maçã, amora, laranja, camomila, hortelã, erva cidreira, são opções gostosas que mantém o corpo aquecido. Levar o chá para o trabalho dentro de uma garrafa térmica e tomar durante o expediente, adicionar o gengibre é uma ótima opção, pois o gengibre mantém o corpo bem aquecido e eleva o metabolismo basal, facilita o emagrecimento.
- Bebidas alcoólicas com moderação e dar preferência ao vinho tinto que tem substâncias que são ricas em antioxidantes e benéficas ao coração.
- Hidratar-se bem, apesar de não sentirmos muita sede no inverno é importante manter uma ingesta hídrica adequada.
- Deixe a preguiça de lado e enfrente o frio para aproveitar o metabolismo acelerado para perder peso!!!
Nutricionista Brunna Reis
CRN 26608