quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

ALIMENTOS FUNCIONAIS PARA AS FESTAS DE FINAL DE ANO:

 

ALIMENTOS FUNCIONAIS PARA AS FESTAS DE FINAL DE ANO:
 
Festas de Natal e Ano novo são extremamentes fartas, cheias de comidas gostosas, sobremesas, preparações diferentes.

Algumas pessoas abusam tanto na alimentação nessa época que acabam adquirindo gorduras extras para o próximo ano.

O ideal é ter equilibrio e moderação nas escolhas.

Alguns alimentos típicos de Natal são funcionais e auxiliam muito no controle do peso, melhora da saúde, etc. Aproveitem e incluam esses alimentos nesses dias também!

Veja abaixo alguns alimentos que você pode colocar no seu cardápio das festas de final de ano:

 
- Uvas e vinhos: as cascas das uvas vermelho-roxas escuras são ricas em compostos que previnem a oxidação do LDL colesterol (colesterol ruim), previne doenças cardiovasculares. Também é fonte de revesratrol, um excelente antioxidante, evita e envelhecimento precoce de pele e algumas doenças como câncer e doenças cardiovasculares.



 

- Nozes: é fonte de gordura saudável e proteínas, magnésio, selênio e antioxidantes. Auxilia na sensação de saciedade e na redução de gorduras no sangue.
 
 

 

- Romã: é um alimento antioxidante e anti-inflamatório. Rica em vitamina A, ajuda a manter a pele bonita e saudável. Também é rica em vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6) e reforça o sistema imunológico.

 

- Abacaxi: é digestivo.  Interessante comer 1 fatia de abacaxi após a refeição para auxiliar no processo da digestão.
 
 

 

- Amêndoas: fonte de cálcio, ferro, vitamina do complexo B e E.
 
 

 

- Tomate: os carotenoides são poderosos antioxidantes que agem na neutralização de radicais livres, além de estimularem a função do sistema imunológico. O licopeno tem alta atividade antioxidantes e reduz as chances de desenvolvimento de câncer de próstata.
 
 

 

Texto elaborado por:
Brunna Maria de M. G. Reis
Nutricionista

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012


Dicas especiais de alimentação para as festas de fim de ano!!
 
 
O final de ano  é sinônimo de festas, comemorações e confraternizações. Normalmente os alimentos consumidos nessas festas são extremamente calóricos, ricos em gordura e açúcar. Este é um momento difícil de entrar em uma dieta de emagrecimento, mas sempre é hora de começar uma reeducação alimentar. Comer bem, com prazer e equilíbrio.

Para ter uma ceia equilibrada, é fundamental saber equilibrar a sua refeição.

 Veja algumas dicas de alimentação para essas festas:
1. Para uma refeição equilibrada: no prato, deve constar um alimento de cada grupo:
- Cereais (arroz, massas, batata, mandioca, etc.);
-Carnes (carnes em geral, dê preferência carnes magras);
- Hortaliças (verduras e legumes, neste grupo você poderá ter mais de uma preparação);
- Leguminosas (soja, feijão, ervilha e lentilha) e
- Frutas.

 2. Na véspera de Natal e Reveillon normalmente comemos diversos tipos de pratos e com isso consumimos calorias em excesso. Por isso durante o dia procure fazer uma alimentação mais leve à base de carnes magras, vegetais folhosos e frutas variadas.
3. Durante a ceia, faça apenas 1 prato. Não fique repetindo.

 4. Antes das festas, faça um lanche leve e saudável, utilize pão integral, queijo branco, vegetais crus e frutas. Esta é uma dica muito importante para não exceder na quantidade de guloseimas ingeridas durante as festas.
5. Muito cuidado com bebidas alcoólicas. Escolha apenas um tipo de bebida para consumir durante a noite e beba com moderação e vá intercalando com o consumo de água.

 6. Evite frituras! Prefira as preparações assadas, cozidas ou grelhadas.
7. Carnes: dê preferência ao peru, frango ou peixes, que são carnes magras e possuem menor quantidade de gordura, ao invés de pernil, tender ou carnes vermelhas.

8. Acompanhamentos: opte por saladas variadas, suflês e cuscuz de legumes, etc. Tudo com bastante legumes e verduras.

 9. Molhos: utilize temperos naturais, como: alho, cebola, tomate, ervas aromáticas, iogurte desnatado, frutas, etc.

10. Em algumas preparações substitua os produtos convencionais por light, por exemplo: creme de leite tradicional pelo creme de leite light, maionese  tradicional pela maionese light ou 0% gordura, o açúcar pelo adoçante (stevia).

 11. Nas sobremesas abuse de frutas e sucos naturais. Utilize as frutas da época, pois são mais baratas e de excelente qualidade, como por exemplo: abacaxi, ameixa, goiaba, melancia, nectarina, laranja, mamão, manga, pêssego, etc.
12. Consuma oleaginosas com moderação! Castanhas, nozes, amêndoas, etc, são alimentos saudáveis fonte de gorduras boas, antioxidantes, vitamina E, porém o consumo abusivo pode levar ao aumento de peso por ser fonte de gordura. Consuma um mix dessas sementes, não ultrapasse de 1 punhado.

13. Coma devagar, preste atenção no que você está consumindo. Priorize suas escolhas e não fique pensando no que você não conseguiu comer.

14. Tire o foco da comida, o mais importante é estar com os amigos e com a família.
Seguindo essas dicas e tendo uma ceia balanceada, você vai saborear de tudo, com saúde, sem ter que ficar preocupado em ganhar quilinhos extras.

DIVIRTA-SE E PROCURE MANTER O EQUILÍBRIO!!
Boas festas!

Brunna Maria de Mendonça Garcia Reis
Nutricionista

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012


A alimentação da noiva:
do período pré-casamento ao grande dia
 
 

 
Dicas para uma alimentação equilibrada no período pré casamento:

 
Para a questão da ansiedade, é necessário incluir na dieta diariamente, alimentos fonte de triptofano (um aminoácido precursor de serotonina que é o neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar).

Alimentos fonte de triptofano: banana, kiwi, aveia, quinua, frutas secas, arroz integral, feijões, lentilha, nozes, castanhas, aveia.

Os chás como camomila, capim limão, erva cidreira e erva doce são bem vindos porque ajudam a acalmar.

Para assegurar a energia da noiva, a ingestão de alimentos fonte de carboidrato também é importante. Sem o carboidrato não temos energia para nada. O cuidado deve ser com o excesso de carboidrato, pois o excesso vira gordura no nosso organismo e escolher sempre o carboidrato integral.

Alimentos fontes de carboidrato: pão, macarrão, arroz, aveia, produtos a base de farinha de trigo (o ideal é que seja integral).

 
Outra recomendação importante é o consumo de proteínas magras (carnes magras, peixe, frango, ovo), pois dão mais saciedade e contribuem para o crescimento de massa magra.

Priorizar o consumo de frutas e vegetais também é importante para garantir uma boa saúde e o emagrecimento efetivo.  

A hidratação também é fundamental nesse período, beber muita água ao longo do dia. 

 
Se a noiva já estiver acima do peso, o ideal é fazer um acompanhamento com nutricionista e iniciar uma reeducação alimentar no mínimo 3 meses antes do casamento.

 

Dicas de alimentação para ficar bem no grande dia:

Beber bastante água, além de ajudar a diminuir a retenção de líquidos, auxilia na hidratação e na eliminação de toxinas.

Aumentar o consumo de alimentos diuréticos, eles irão auxiliar a não reter líquidos durante o processo de perda de peso. Alguns exemplos deles são: melão, hortelã, abacaxi, melancia, salsão, coentro, salsa, chá de dente de leão, chá de cavalinha, entre outros.

Evitar alimentos ricos em sódio, pois o sódio aumenta a retenção de líquido no organismo,
deixando a noiva mais inchada no dia do  casamento. Os alimentos ricos em sódio são:
mortadela, presunto, salame, alimentos enlatados, salsicha, linguiça, macarrão instantâneo,
temperos prontos, salgadinhos, etc.

 
Para evitar gripes e resfriados, consuma frutas cítricas diariamente (limão, laranja, acerola,
etc). A vitamina C presente nelas atua no sistema imunológico e equilibrar o organismo.

Evite alimentos gordurosos, frituras, bebidas gaseificadas, doces e açúcar.

 

Texto elaborado por:

Brunna Maria de M. G. Reis

Nutricionista

sexta-feira, 23 de novembro de 2012


13. DICAS PARA CONSEGUIR ELIMINAR A GORDURA CORPORAL ANTES DO VERÃO 2013:
 

1.       Beba muita água. É importante manter-se sempre hidratado para conseguir uma pele bonita e o emagrecimento. Beba mesmo sem sentir  sede.

2.       Chá verde, chá branco e chá de hibiscos auxiliam na redução de gordura corporal.

3.       Os chá com propriedades diuréticas também auxiliam no emagrecimento, por exemplo: chá de dente de leão, chá de cabelo de milho, chá de cavalinha.

4.       Inclua alimentos termogênicos na dieta, pois eles aceleram o metabolismo. Alguns alimentos com essa propriedade são: gengibre, canela, pimenta vermelha, chá verde.

5.       Coma a cada 3 horas. Se você fica muito tempo em jejum, você acaba abusando na próxima refeição, além do mais para que seu metabolismo trabalhe sempre é necessário fazer esse fracionamento.

6.       Evite os alimentos ricos em sódio, pois o sódio aumenta a retenção de líquido no organismo, pode te deixar mais inchado, principalmente no calor. Os alimentos ricos em sódio são: mortadela, presunto, salame, alimentos enlatados, salsicha, linguiça, macarrão instantâneo, temperos prontos, salgadinhos, etc.

7.       Coma  3 a 5 porções de frutas por dia e verduras e legumes no almoço e jantar. Esses alimentos são fontes de vitaminas e minerais, que são nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo e para o emagrecimento.

8.       Monte prato de salada antes de partir para a comida quente. Assim, você estará mais saciada quando for se servir dos alimentos mais calóricos.

9.       Exclua o refrigerante, essas bebidas além de grande quantidade de açúcar contém muito sódio que fazem você reter mais líquido e possuem substâncias químicas que impedem a absorção de alguns minerais que são importantes para o bom funcionamento do organismo, isso também acaba prejudicando o emagrecimento, mesmo os refrigerante diet e light  são prejudicais, pois não tem açúcar , mas tem mais sódio e substâncias químicas.

10.    Cuidado com os carboidratos (pão, macarrão, arroz, massas, doces). O carboidrato em excesso além de aumentar o açúcar do sangue se transforma em gordura corporal. Prefira sempre carboidratos integrais e coma 1 carboidrato por refeição, mas não deixe de consumi-lo, pois ele é a nossa principal fonte de energia.  

11.    Evite gorduras saturadas. Retire a gordura aparente das carnes, pele de frango, frituras, etc.

12.    Não vá ao supermercado com fome. Quando você vai ao supermercado com fome acaba ficando com vontade de comer tudo o que vê pela frente e acaba comprando alimentos que não precisavam.

13.    Pratique exercícios físicos no mínimo 3 vezes por semana durante 30 minutos.

 

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

MANEIRAS PREVENTIVAS PARA EVITAR E CONTROLAR O DIABETES!


O diabetes é uma doença crônica que tem crescido de forma assustadora em todo mundo, existem 3 tipos de diabetes: diabetes tipo 1, diabetes tipo 2 e diabetes gestacional.

Hábitos alimentares inadequados como: uma alimentação rica em gordura e açúcar, sedentarismo, consumo de álcool em excesso podem desencadear o diabetes no futuro.

O carboidrato tem papel central na causa, prevenção e tratamento do diabetes.

Uma dieta rica em carboidratos refinados (pães, massas, arroz, doces, chocolate) aumenta os níveis de açúcar no sangue, faz com que o órgão pâncreas trabalhe em excesso para que haja produção de insulina, e se essa produção excessiva acontecer constantemente, possivelmente essa pessoa pode desenvolver diabetes no futuro. Por isso, esses alimentos devem ser evitados  para quem já tem o diabetes instalado e controlados para quem não tem a doença.

Existem algumas medidas preventivas e alimentos que auxiliam na prevenção e controle do diabetes.

- Manter o peso ideal. O excesso de peso é o principal fator para o aparecimento do diabetes.

- Praticar exercícios físicos. A atividade física ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue, mesmo muito tempo após ter terminado de exercitar-se.

- Ter uma boa noite de sono. Quando se dorme muito ou pouco, o sistema nervoso fica em estado de alerta, interferindo na ação dos hormônios que regulam o açúcar no sangue.

- Evitar o tabagismo: fumantes são cerca de 50 mais propensos a desenvolver diabetes do que os não fumantes.

- Reduza o consumo de carne vermelha e processadas como: bacon, salsicha, frios, pois esses alimentos tem grande quantidade de colesterol, gordura satirada, sódio e conservantes.  

- Produtos com farinha refinada (massas, bolos, bolachas, biscoitos).

- Alimentos açucarados (balas, chicletes, doces, refrigerantes, sucos prontos).

- Fast food. O consumo desse tipo de alimento leva ao aumento de peso e da resistência à insulina.

- Consuma 5 a 7 porções de vegetais por dia.

- Fracione as refeições (realize 5 a 6 refeições por dia).

- Beba muita água ao longo do dia.

- Consuma alimentos fontes de gorduras insaturadas: o tipo de gordura ingerido também pode influenciar no desenvolvimento da diabetes. O consumo de gorduras insaturadas, encontradas nos óleos vegetais, oleaginosas e sementes, pode ajudar a evitar o diabetes tipo 2.


ALIMENTOS IMPORTANTES PARA CONTROLAR E PREVENIR O DIABETES:

- Grãos integrais (quinua, arroz, aveia), eles ajudam a manter os níveis de glicose sanguinea e são fontes de: fibras, vitaminas (principalmente a vitamina E), minerais (selênio, manganês, cobre e zinco), ácidos fenólicos, antioxidantes, lignanas, fitoestrógenos. O consumo desses alimentos previnem diabetes, reduzem a carga glicemica da dieta e aumenta a ação da insulina.

- O consumo de fibras solúveis também é bem efeitivo no controle da glicemia.

- Canela: a canela pode ajudar a controlar os níveis sanguíneos de glicose. Compostos encontrados na canela podem ativar as enzimas que estimulam os receptores de insulina.

- Batata yakon: alimento com alto teor de água, baixo valor calórico, reduz o índice glicemico e totl do carbopidrato, tem propriedade antioxidante, alto teor de prebióticos e efeito hipoglicemico.  Pode ser usada batida em sucos, ralada sobre a salada ou in natura.  

- Casca de maracujá: alimento com alto teor de fibras, alto teor de niacina, ferro, cálcio e fósforo. Auxilia  na diminuição da absorção de glicose durante a digestão. Pode ser adicionada a sucos, iogurtes, saladas, almoço, etc.

- Banana verde: alimento fonte de amido resistente. É fonte de magnésio, cálcio, fósforo, potássio, vitaminas A, C, complexo B, clorofila e taninos.

- Aveia: alimento fonte de fibras hidrossolúveis (beta glucana). Esse alimento é capaz de tornar a absorção mais lenta, por isso auxilia no controle da glicemia.

 

Brunna Maria de M. G. Reis

Nutricionista- Dietas Delivery

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

AÇAFRÃO: tempero poderoso!



O açafrão é uma especiaria conhecida, cultivada e apreciada desde a antiguidade em toda a bacia mediterrânica, como matéria corante, aromatizante e medicinal. Os egípcios usaram-na para pintar múmias, foi o primeiro corante a ser usado em Histologia, em 1714, por Van Leeuwenhoek, foi usada em vários países para tingir tecidos, dar cor aos alimentos ou como calmante para a dentição infantil.

Esta planta é nativa da Índia e Ásia Meridional. Foi trazida para o resto do mundo através dos percursos dos mercadores árabes ou das caravelas quinhentistas dos Portugueses. A Curcuma Ionga, hoje é muito cultivada, sobretudo nos países orientais.
A curcumina, componente principal do caril, particularmente utilizado na alimentação Indiana, tem sido considerada responsável pela baixa incidência de Alzheimer na Índia

São inúmeros benefícios que esse  tempero trás para a nossa saúde.
Diversos estudos demonstram a ação anti-inflamatória da curcumina, assim esse alimento colabora com a prevenção da obesidade. Além disso a curcumina também trás outros benefícios como:
·         Diminuição da resistência à insulina.
·         Diminui o colesterol e permite a sua mobilizacão para o fígado, aumentando assim a sua excreção biliar.
·         Atividade antibiótica.
·         Atividade antiviral.
·         Controle da glicemia.
·         Tem poder antioxidante.
·         Age como anti-inflamatório.
·         É antidepressiva exercendo ação nos neurotransmissores dopamina e serotonina.
·         Funciona como antitumoral através da inibição da proliferação das células cancerígenas.
·         Com ação antiangiogênica com efeito supressor da angiogênese no tecido adiposo ajudando na redução do peso e da gordura corporal.
·         Melhora o estado geral dos atletas na regeneração muscular pós trauma devido aos efeitos anti-inflamatório e antioxidante.


FONTE: Blog VP online
PINTÃO, A. M; SILVA, I. F. A verdade sobre o açafrão. Workshop Plantas Medicinais e fitoterapêuticas nos trópicos. 2008.  



Brunna Maria de Mendonça Garcia Reis
CRN 26608