terça-feira, 8 de julho de 2014

A alimentação da noiva- do período pré-casamento ao grande dia

A correria com todos os preparativos do casamento faz com que a noiva não dê tanta atenção a sua alimentação, pois os horários ficam desregrados, ela passa longos períodos sem comer nada e quando come acaba abusando na alimentação, comendo mais e muitas vezes alimentos não saudáveis como: fast foods, salgadinhos, frituras, embutidos, alimentos industrializados, doces, etc.

Outro fator que também atrapalha a alimentação da noiva é a ansiedade, pois nesse período é comum as noivas estarem extremamente ansiosas, e a ansiedade é um fator que prejudica muito o peso, pois muitas vezes essa mulher desconta a ansiedade em alimentos, principalmente carboidratos, doces e chocolates.

A correria dos preparativos junto com a ansiedade pode fazer a noiva engordar e cada quilo em excesso é percebido, principalmente por ela quando vai vestir o vestido do grande dia.



Dicas para uma alimentação equilibrada no período pré casamento:

Para a questão da ansiedade, é necessário incluir na dieta diariamente, alimentos fonte de triptofano (um aminoácido precursor de serotonina que é o neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar).
Alimentos fonte de triptofano: banana, kiwi, aveia, quinua, frutas secas, arroz integral, feijões, lentilha, nozes, castanhas, aveia.
Os chás como camomila, capim limão, erva cidreira e erva doce são bem vindos porque ajudam a acalmar.

Para assegurar a energia da noiva, a ingestão de alimentos fonte de carboidrato também é importante. Sem o carboidrato não temos energia para nada. O cuidado deve ser com o excesso de carboidrato, pois o excesso vira gordura no nosso organismo e escolher sempre o carboidrato integral.
Alimentos fontes de carboidrato: pão, macarrão, arroz, aveia, produtos a base de farinha de trigo (o ideal é que seja integral).

Outra recomendação importante é o consumo de proteínas magras (carnes magras, peixe, frango, ovo).

As vitaminas e os minerais são essenciais para o bom funcionamento do organismo e o emagrecimento, por isso, o consumo de frutas, verduras e legumes é importante.

A hidratação também é fundamental nesse período, beber muita água ao longo do dia. 

Se a noiva já estiver acima do peso, o ideal é fazer um acompanhamento com nutricionista e iniciar uma reeducação alimentar no mínimo 3 meses antes do casamento.

Dicas de alimentação para ficar bem no grande dia:
Beber bastante água, além de ajudar a diminuir a retenção de líquidos, auxilia na hidratação e na eliminação de toxinas.
Aumentar o consumo de alimentos diuréticos, eles irão auxiliar a não reter líquidos durante o processo de perda de peso. Alguns exemplos deles são: melão, hortelã, abacaxi, melancia, salsão, coentro, salsa, chá de dente de leão, chá de cavalinha, entre outros.

Evitar alimentos ricos em sódio, pois o sódio aumenta a retenção de líquido no organismo,
deixando a noiva mais inchada no dia do  casamento. Os alimentos ricos em sódio são:
mortadela, presunto, salame, alimentos enlatados, salsicha, linguiça, macarrão instantâneo,
temperos prontos, salgadinhos, etc.

Para evitar gripes e resfriados, consuma frutas cítricas diariamente (limão, laranja, acerola,
etc). A vitamina C presente nelas atua no sistema imunológico e equilibrar o organismo.

Evite alimentos gordurosos, frituras, bebidas gaseificadas, doces e açúcar.

Brunna Maria de M. G. Reis

Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário