terça-feira, 23 de outubro de 2012

CONTROLE O COLESTEROL ATRAVÉS DA ALIMENTAÇÃO.....




O colesterol é um tipo de gordura da classe dos esteróides. O colesterol não é uma substância ruim, pois nós precisamos dessa gordura para que haja produção de hormônios esteróides (hormônios masculinos, femininos, do córtex e da supra-renal), o colesterol também é precursor dos sais biliares e é componente das nossas membranas plasmáticas.
O problema é o excesso de colesterol!!!
O colesterol em excesso, chamado de hipercolesterolemia é uma desregulação metabólica que pode levar a pessoa a ter um infarto ou um AVC.
70% do colesterol que temos no nosso organismo e sintetizado pelo figado (é o colesterol endógeno), os outros 30% vem da dieta (é o colesterol exógeno).
É possível ter melhora nesse perfil através da dieta!
O básico, todos já sabem, é excluir as frituras da alimentação, controlar o excesso de alimentos gordurosos e os industrializados (devido a presença da gordura trans)!
Alguns alimentos são capazes de ajudar no tratamento da  hipercolesterolemia, inclua-os em sua alimentação:
Cereais integrais (são fonte de fibras, diminuem a absorção de colesterol), aveia (contém fibras betaglucanas), farelo de arroz, linhaça, azeite extra-virgem (evita a oxidação do LDL – colesterol ruim e aumenta o HDL- colestrol bom), soja, alho, açaí, abacate (contém fitosterois, tocoferois, e outras substâncias que atuam no colesterol), frutas vermelhas (fonte de resveratrol).

Atualmente a alimentação dos brasileiros é uma alimentação inflamatória, tem um desequilibrio enorme entre os ômegas 3 e 6, o consumo dos ômegas 6 é bem maior em relação ao consumo de ômegas 3, então devemos tentar equilibrar consumindo os alimentos fonte de ômega 3 como a linhaça, semente de chia, peixes como sardinha, salmão, arenque. Esse desbalanço entre essas gorduras agrava as doenças pré existentes e aumenta o rsico de desenvolvimento de outras.
A hipercolesterolemia é uma alteração silenciosa e assintomática, então, a pessoa pode estar com as taxas de colesterol elevada e nem saber!
Por isso consulte sempre seu médico, adeque sua alimentação com o nutricionista e tenha sempre o apoio do educador físico!

Com uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos é possível evitar doenças!

Nenhum comentário:

Postar um comentário