segunda-feira, 29 de outubro de 2012


A ALIMENTAÇÃO EM FAVOR DO BOM HUMOR!!!


Tem dias em que você fica extremamente irritado e comer um chocolate, ou um docinho te deixam melhor?
Isso pode acontecer pela baixa produção de serotonina!

Depressão, ansiedade,  mau humor, entre outras alterações no sistema nervoso central podem acarretar o ganho de peso, justamente por essa vontade de comer doces ou compulsão por outros alimentos. 

Pessoas depressivas, muito ansiosas, mal humoradas,  tem baixa produção de serotonina, algumas mulheres, principalmente no período menstrual também tem baixa síntese de serotonina.

A serotonina é um neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar, ela é derivada de um aminoácido essencial, o triptofano. É chamado de essencial porque o nosso corpo não produz, então, precisamos obter esse nutriente através da alimentação.

Essa baixa produção de serotonina pode gerar compulsão alimentar, e por isso acontece o ganho de peso.

A alteração no metabolismo da serotonina pode afetar o comportamento alimentar, favorecendo o apetite e a vontade por doces e outros carbodratos, com possível ganho de peso.

A modulação da serotonina pode ser feita através da alimentação, ingerindo alimentos fonte de triptofano, como por exemplo: abacaxi, banana, kiwi, ameixa, lentilha, feijão, tomate, ovo  e oleaginosas.

Outros alimentos que exercem uma melhor ação sobre o aumento de triptofano cerebral são os carboidratos de baixo índice glicêmico como: arroz integral, farelo de aveia, quinua, amaranto).

O chocolate amargo também  ajuda na produção da serotonina, pois é fonte de magnésio e substâncias que modulam a síntese de triptofano.

Alguns fitoterápicos também são usados em casos de depressão, compulsão alimentar,  como por exemplo: griffonia simplicifolia, rhodiola rosea, camellia sinensis. Estes sempre prescritos por profissional nutricionista ou médico.

Além desses alimentos, ter uma alimentação saudável,  um bom funcionamento do intestino também é muito importante, pois existem outras vitaminas e minerais envolvidos nesse processo de modulação de serotonina.




Coma bem e viva bem!



Nutricionista
Brunna Reis
CRN 26608

Nenhum comentário:

Postar um comentário