segunda-feira, 5 de novembro de 2012

AÇAFRÃO: tempero poderoso!



O açafrão é uma especiaria conhecida, cultivada e apreciada desde a antiguidade em toda a bacia mediterrânica, como matéria corante, aromatizante e medicinal. Os egípcios usaram-na para pintar múmias, foi o primeiro corante a ser usado em Histologia, em 1714, por Van Leeuwenhoek, foi usada em vários países para tingir tecidos, dar cor aos alimentos ou como calmante para a dentição infantil.

Esta planta é nativa da Índia e Ásia Meridional. Foi trazida para o resto do mundo através dos percursos dos mercadores árabes ou das caravelas quinhentistas dos Portugueses. A Curcuma Ionga, hoje é muito cultivada, sobretudo nos países orientais.
A curcumina, componente principal do caril, particularmente utilizado na alimentação Indiana, tem sido considerada responsável pela baixa incidência de Alzheimer na Índia

São inúmeros benefícios que esse  tempero trás para a nossa saúde.
Diversos estudos demonstram a ação anti-inflamatória da curcumina, assim esse alimento colabora com a prevenção da obesidade. Além disso a curcumina também trás outros benefícios como:
·         Diminuição da resistência à insulina.
·         Diminui o colesterol e permite a sua mobilizacão para o fígado, aumentando assim a sua excreção biliar.
·         Atividade antibiótica.
·         Atividade antiviral.
·         Controle da glicemia.
·         Tem poder antioxidante.
·         Age como anti-inflamatório.
·         É antidepressiva exercendo ação nos neurotransmissores dopamina e serotonina.
·         Funciona como antitumoral através da inibição da proliferação das células cancerígenas.
·         Com ação antiangiogênica com efeito supressor da angiogênese no tecido adiposo ajudando na redução do peso e da gordura corporal.
·         Melhora o estado geral dos atletas na regeneração muscular pós trauma devido aos efeitos anti-inflamatório e antioxidante.


FONTE: Blog VP online
PINTÃO, A. M; SILVA, I. F. A verdade sobre o açafrão. Workshop Plantas Medicinais e fitoterapêuticas nos trópicos. 2008.  



Brunna Maria de Mendonça Garcia Reis
CRN 26608

Nenhum comentário:

Postar um comentário