sexta-feira, 6 de junho de 2014



BATATA DOCE







É uma fonte de carboidrato vegetal maravilhosa e cheia de benefícios para a nossa saúde!!!

A batata doce é uma excelente fonte de vitamina A (betacaroteno), vitamina C e E, além do complexo B, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio.

A vários tipos de batatas. 

A batata inglesa é a mais consumida, porém a batata doce é MUITO mais nutritiva. 

Existem quatro tipos de batata-doce no Brasil, classificados segundo a cor da polpa: 
1) a batata-branca (também denominada angola ou terra-nova) não é muito doce e apresenta polpa bem seca; 
2) a batata-amarela também apresenta polpa seca, embora mais adocicada; 
3) a batata-roxa apresenta casca e polpa dessa cor, sendo a mais apreciada pelo sabor e pelo aroma; 4) a batata-doce-avermelhada (conhecida pelos nordestinos como coração-magoado) tem casca parda e polpa amarela, com veios avermelhados ou mesmo roxos.

A cor amarelada deve-se a presença de betacaroteno, umas substância que protege contra o câncer de mama e próstata, já a cor roxa confere a presença de uma substância denominada antocianinas, pigmentos naturais que também possui ação antioxidante, protege contra o câncer, previne o envelhecimento precoce. 

A batata inglesa é MENOS calórica do que a batata doce, porém é rica em carboidrato de alto índice glicêmico. O consumo elevado desse alimento leva ao ganho de gordura, pois faz com que o pâncreas produza muita insulina, a insulina leva a glicose para a célula e estimula o organismo a armazenar gordura (quando consumida em excesso). 

A batata doce é fonte de carboidrato de BAIXO índice glicemico, que é absorvido lentamente no organismo, estimula pouco a liberação de insulina, reduzindo o risco de diabetes, obesidade e ajuda a controlar o apetite. 

Podemos utilizar a batata doce de várias maneiras: assada, cozida, em formas de purês, em substituição as massas que contém farinha de trigo, em sopa de legumes, etc. 

Brunna Reis
Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário