segunda-feira, 16 de junho de 2014

MEDICAMENTOS EMAGRECEDORES: EFEITOS COLATERAIS



A  obesidade é considerada uma doença de origem inflamatória, onde há vários fatores  para que uma pessoa seja obesa como: alimentação inadequada, hábitos inadequados, sedentarismo, exposição á toxinas ambientais, estresse, desequilíbrios hormonais, ansiedade, etc.

Até 2015, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), teremos 2,3 bilhões de pessoas com excesso de peso e 700 milhões de obesos na Terra.

É considerada uma pessoa com sobrepeso aquela que apresenta um IMC acima de 25Kg/m2 e é considerado obeso aquele que apresente o IMC acima de 30Kg/m2.
No Brasil, uma em cada 3 crianças precisam emagrecer.

A obesidade deixa a pessoa propensa a desenvolver doenças cardiovasculares, além de vários sintomas que atrapalham a vida como: cansaço, fadiga, queda de cabelo, depressão, baixa auto estima, isolamento social, depressão, acne, sistema imunológico baixo, etc.

A maioria das pessoas que precisam e querem perder peso, desejam que isso aconteça de um dia para o outro, ou seja, dormir obeso e acordar magro. Por isso, muitas vezes recorrem a cirurgia bariátrica (mesmo sem ter a indicação para realizar), entre outros métodos invasivos ou uso de medicamentos emagrecedores.

Abaixo uma lista dos medicamentos mais conhecidos e alguns possíveis efeitos colaterais:

- Victoza: este medicamento deve ser usado apenas por diabeticos tipo 2, porém muitas pessoas usam com o intuito de perder peso.
Efeitos colaterais: náuseas, diarréia, hipoglicemia, pancreatite, alterações das funções renais e hormonais (tireóide).

- Sibutramina: esse é o mais comum. Usado para reduzir a fome e a compulsão alimentar.
Efeitos colaterais: aumento de pressão arterial e frequência cardíaca, dor de cabeça, sensação de boca seca, insônia, prisão de ventre.
A sibutramina é o principio ativo de medicamentos como: plenty, reductil, biomag, vazy, saciette.

- Rimonabanto: O acomplia, nome comercial parou de ser fabricado em 2008, depois a agência reguladora de medicamentos da Europa, a European Medicines Agency, chegou à conclusão de que os benefícios não eram maiores que os riscos. A Anvisa suspendeu a importação do medicamento e do princípio ativo dez dias depois desse anúncio. 
Efeitos colaterais: propensão duas vezes maior a desenvolver transtornos como a depressão. 

- Fluoxetina: o objetivo da fluoxetina, encontrada no Prozac é melhorar o humor, mas ela acaba emagrecendo por diminuir a vontade de comer doces. Após 3 meses a ânsia por açúcar volta. Remedios como a sertralina e daforin também são usados esperando efeitos parecidos. 

- Orlistate: é um inibidor de absorção de gorduras que age em um receptor de parede intestinal. Ele compete com as substâncias que vão engordar as células adiposas (células de gordura) e garantem que parte delas não entrem no organismo. Nas farmácias é encontrado no Xenical, no lipiblock e no lystate.


FONTE: ABESO


Não existe fórmula mágica e nenhum método que fará você perder peso rápido sem os possíveis efeitos colaterais, nenhum vale a pena. 

A única solução é: alimentação saudável, bons hábitos e praticas de exercícios físicos. 



Brunna Reis
Nutricionista
CRN 26608

Nenhum comentário:

Postar um comentário